A Ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Por meio de uma ultrassonografia com doppler, o médico é capaz de ver o fluxo sanguíneo nos principais vasos.
A Ecografia Obstétrica é um exame que permite ver o feto no interior do útero da mãe, através de ultrassons, inofensivos, tanto para o feto como para a mãe.
A Biópsia é um teste de diagnóstico em que uma pequena amostra de tecido é usada para determinar a presença ou ausência de cancro.
O Doppler Carotídeo avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.
O Doppler Arterial permite avaliar alterações arteriais (das artérias), como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica.
O Doppler Venoso permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso (das veias), como a insuficiência venosa crónica (varizes) ou a trombose venosa profunda.
O Ecocardiograma é um exame complementar de diagnóstico que se baseia na utilização de ultrassons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos que lhe estão próximos.
O Eletrocardiograma é um exame básico e inicial para avaliação da saúde cardiovascular e apontar para algumas anormalidades cardíacas.
O Holter ajuda no diagnóstico de arritmias e o MAPA é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. A recolha de dados é realizada num período de 24 horas.
As Provas Respiratórias são exames não invasivos, que permitem avaliar de uma forma objetiva e detalhada se a respiração é feita de forma adequada.
A Radiologia de Intervenção é uma área de diferenciação dentro da especialidade da Radiologia, que visa a realização de procedimentos minimamente invasivos guiados por técnicas de imagem, nomeadamente por ecografia, radioscopia, tomografia computorizada ou ressonância magnética.
O Teste Helicobacter Pylori é realizado através de coleta de gases após administração oral de uréia com carbono 13 marcado. Na presença da bactéria, a urease degrada a uréia, liberando o carbono 13 que é absorvido e exalado. O teste é indolor, não invasivo, não necesita sedação e não utiliza componentes radioativos.